terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Vida

A vida nem sempre nos trás boas notícias. Um amigo com quem me dei alguns anos acabou com a vida. Eu sabia que isto ia acontecer... O M. fazia-me rir, era diferente, gentil, bem educado e um verdadeiro cavalheiro onde nunca faltava um elogio que fazia levantar o ego. A ultima vez que o vi, ele apareceu inesperadamente em casa da minha mãe - já não o via há uns 5 anos. Era Verão. Trazia vestidos uns calções brancos de ténis e uma t-shirt. Tinha ido jogar tenis. Sentámo-nos na mesa cá de fora, eu, ele, a Constança e a minha mãe e eu senti-me um pouco constrangida por aquela fragilidade que já não sentia há uns anos. De perna cruzada à homem, apertavava o tornozelo e olhava para baixo sempre que aquilo que dizia lhe doia cá dentro. Pediu-me para ir lá para dentro para a sala para falármos um bocadinho. Eu fui. Começou a falar-me da vida dele e como tudo estáva errado. Falou-me da relação com a mãe e com a irmã. Falou-me das saudades que tinha da mãe e do padrasto que odiava julgando que este lhe tinha roubado a mãe. Dizia que nada ali era normal. Falou-me d´algumas supostas amizades, que não lhe ligavam e que lhe mentiam quando por mero acaso lhe atendiam o telefone. Com tristeza disse que nem sequer tinha sido convidado para o casamento duma delas, com quem partilhou tantoos momentos da sua vida. Nesta altura ele já não estáva bem. Tudo era dito com um pouco de fantasia, rancor, perseguição e demasiada tristeza. Sentia o coração dele a apertar enquanto dizia aquelas palavras. Pediu-me ajuda. Enquanto psicóloga não o podia ajudar, mas indiquei-lhe uma psicóloga que podia ser util para o que ele estava a passar. Eu não tinha a capacidade de entrar no mundo dele e o ajudar... ele estáva demasiado metido em si, encurralado nos seus problemas, aprisionado nas suas relações e pensava ele que sem escape possivel. Era demasiado sensivel. Ele só queria ter tido uma vida normal. Eu sabia que isto ia acontecer...

Sem comentários: